Objetivos do Blog

Contribuir para a melhoria do estudo de frações com alunos do ensino fundamental, utilizando as mais variadas situações do dia-adia, proporcionando tanto ao educando quanto ao educador a possibilidade de aprimorar seus conhecimentos de forma lúdica e diversificada, abrindo caminhos para que a aprendizagem ocorra de forma natural e prazerosa.

Breve Apresentação dos Autores do Blog

Cachoeirinha, RS, Brazil
Graduandos do curso de Matemática, Licenciatura da Faculdade Inedi CESUCA

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Um pouco de História

Desde muito cedo, a humanidade pressentiu a existência de outros números, além dos números inteiros. Por exemplo, por força das circunstâncias, muitas vezes, um caçador via-se a repartir um peixe ou uma outra caça, isto quando só lhe restava uma única unidade. Sendo assim, dividia a mesma em duas partes iguais, ou em quatro partes, ou ainda em um número maior de frações, dependendo do número de pessoas que se encontravam para saciar sua fome. Neste caso ele já estava usanso seus conhecimentos espontâneos sobre frações.
De fato, o estudo de frações surgiu no Egito, as margens do Rio Nilo para demarcação de terras. Já os Babilônios usavam as frações para registro de suas transações comerciais, representando com os mesmos valores monetários próprios de sua cultura.
No cotidiano, existem inúmeras situações nas quais se empregam frações, como por exemplo, nas eleições vence o candidato que obtiver 1/2 (metade) do total de votos mais um, em mapas e plantas com o uso de escala; razões e proporções empregadas nas músicas, na medicina, na física, na culinária, entre outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poema

Poema